Varizes: fator genético e outras causas.

Varizes: fator genético e outras causas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias que se entortam e dilatam devido a alterações na circulação sanguínea nos membros inferiores. Seus principais sintomas incluem dor, cansaço e dificuldade para andar.

Suas principais complicações podem incluir formação de fibrose do tecido celular subcutâneo, úlceras e a predisposição de trombose, que é o entupimento de veias superficiais e profundas.

Varizes e a genética.

 

As varizes são causadas, em sua maioria, pelo desenvolvimento da insuficiência venosa sobrejacente, levando a uma hipertensão venosa, com aumento ou dilatação das veias, e consequentemente, a sua deformação.

Dessa forma, a genética é considerada o principal fator de risco para o surgimento de varizes e vasinhos, aumentando muito a probabilidade de pacientes com histórico familiar de desenvolverem essa condição. Por isso, a predisposição genética é um fator a se considerar na hora de fechar o diagnóstico de varizes.

Apesar disso, outros fatores podem influenciar o aparecimento da condição, fazendo com que a evolução e a gravidade de cada quadro seja individual.

Varizes e os hábitos de vida.

Assim como outras condições de saúde, o aparecimento das varizes está ligado aos hábitos do paciente. Problemas como obesidade e sedentarismo, por exemplo, já são conhecidos facilitadores das doenças vasculares. Além disso, hábitos de trabalho, como permanecer muito tempo em pé, ou sentado, também podem colaborar para o surgimento e complicação desta condição.

Dentre outros fatores que podem causar varizes, podemos citar:

  • Gravidez;
  • Uso de medicamento anticoncepcional;
  • Envelhecimento;

 

Como prevenir o surgimento das varizes?

 

Manter um estilo de vida saudável é sempre uma excelente alternativa para evitar o aparecimento e complicação das doenças vasculares. 

 

No caso das varizes, apesar da influência genética, uma rotina de exercícios físicos ajuda a melhorar a circulação dos membros inferiores, facilitando o retorno venoso.

 

No entanto, se você já sofre com varizes, é importante procurar o tratamento mais adequado à sua condição. Diversos procedimentos podem ser oferecidos com o objetivo de melhorar o quadro. Procure sempre profissionais habilitados. 

 

Você tem problemas com varizes, ou vasinhos? Agende uma consulta!

 

Esse artigo foi útil? Deixe seu comentário!

 

Posts Recentes

perigo de varizes na gravidez

Perigo de varizes na gravidez

As varizes são uma condição comum que pode ocorrer durante a gravidez e pode representar uma séria ameaça à saúde da mãe e da criança.

Rolar para cima