Tratamento de Varizes com laser

Tratamento de Varizes com laser

O que são varizes?

A varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas. As de pequeno tamanho e mais superficiais chamam-se telangectasias ou “vasinhos” e as mais profundas e dilatadas varizes. Geralmente sua causa é genética, porém seu desenvolvimento pode ser favorecido pela obesidade, vida sedentária, pelas alterações hormonais e gravidez, entre outras razões.

Como podemos tratar as varizes?

No campo de flebologia, o laser é utilizado com grande êxito no tratamento de varizes grandes e pequenas, em nível superficial e profundo. Esta intervenção é pouco invasiva, ambulatorial e os pacientes podem retomar suas atividades normais em pouco tempo.

Porque é conveniente o tratamento de grandes varizes com laser endoluminal?

O tratamento de varizes com laser, transforma uma cirurgia agressiva seguida de um pós-operatório complexo e prolongado, em uma intervenção ambulatorial, permitindo que o paciente retorne rapidamente a suas tarefas habituais. Entenda como.

Em varizes, as veias ficam dilatadas, em função deste problema, o paciente pode sentir cansaço, inchaço, peso, dor, além de outras importantes disfunções e efeitos estéticos indesejados.

Com a cirurgia tradicional, a veia é extraída, utilizando-se um extrator metálico (fleboextrator) que é introduzido em seu interior. Vemos na Figura 2, como ao ser tracionada, formam-se vários hematomas ao longo da perna, devido à ruptura dos numerosos vasos colaterais.

Em função disso, o pós-operatório é prolongado e complexo, pois é necessário que todas as feridas curem totalmente.

Com a tecnologia laser, todos esses problemas são evitados através da introdução de uma fina fibra ótica, de diâmetro similar ao de uma linha de pesca, na veia a ser tratada, através de uma simples punção.

A fibra ótica emite na sua extremidade a energia laser. Isto gera um intenso calor, que eleva a temperatura do sangue, provocando seu fechamento e posterior reabsorção, sem danificar outros vasos ou tecidos vizinhos.

Quais os tratamentos podem ser realizados com laser no campo da fleboestética e da dermoestética?

Telangectasias ( “vasinhos”)

As telangectasias ou vasinhos são veias superficiais de pequeno calibre que se manifestam geralmente nas pernas e tornozelos. Com a aplicação de laser, as telangectasias desaparecem ou reduzem em algumas sessões de poucos minutos. Este tratamento não requer anestesia e não requer cuidados especiais pós-sessão.

O laser, uma das grandes invenções do século XX, pode ser aplicado em diferentes tratamentos médicos. Sua capacidade de atuar seletivamente sobre os tecidos, o torna indispensável para numerosas patologias. Com essa tecnologia, intervenções complexas, com convalescenças dolorosas e prolongadas, tornaram-se ambulatoriais e de recuperação rápida e simples.

Por todas estas vantagens frente às terapias convencionais, é hoje a opção mais utilizada por médicos e pacientes em todo o mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *