Laser transdérmico para tratamento de varizes

Laser transdérmico para tratamento de varizes

Dr. Luis Fernando Bastos

laser-transdermico - Varizes

O que é laser transdérmico?

O laser transdérmico é utilizado no tratamento de varizes. Representa uma espécie de luz muito específica que, aplicada sobre a pele, aquece o sangue e promove a contração da veia, e, consequentemente, a oclusão do vaso.

Tratar as varizes com laser transdérmico é uma alternativa às cirurgias e outras técnicas. Mas isso não significa que não há um certo desconforto ao realizar esse tratamento.

Para amenizar o incômodo que pode ser ocasionado e, até, a sensação de dor que pode ocorrer durante a aplicação, o cirurgião vascular pode alterar os parâmetros do laser ou associar a aplicação à crioterapia, que é o resfriamento da pele.

Em alguns casos, a aplicação do laser pode ser realizada em conjunto com outro método de escleroterapia. Dependendo do caso, a associação com a escleroterapia química potencializa o resultado. O uso do laser transdérmico em conjunto com a escleroterapia será indicado pelo cirurgião vascular quando o médico julgar necessário aplicar as duas técnicas para tratar as varizes.

Para quem é indicado?

telangiectasias

O laser transdérmico é mais indicado e obtém os melhores resultados no tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre. No caso das varizes calibrosas, o aquecimento e a contração gerada pela ação do laser aplicado sobre a pele não é o suficiente para tirá-las de circulação.

Gestantes, pacientes que possuem doenças de pele ou fazem uso de medicações fotossensibilizantes devem evitar o método. Já pessoas com a pele mais escura até podem usar o laser transdérmico no tratamento das varizes, mas precisam ter um cuidado maior, pois absorvem mais o calor do laser, devido à maior quantidade de melanina. Por isso, em pacientes com essa característica, o médico precisa diminuir a intensidade da luz.

Cuidados pré e pós-tratamento

A recuperação do tratamento é rápida. No mesmo dia, a paciente já pode dirigir e voltar a sua rotina normal. No dia seguinte, já é permitido realizar atividades físicas.

Uma semana antes e depois da aplicação do laser é importante não expor a pele ao sol, pois o órgão fica fotossensível. Além disso, poucos cuidados são necessários durante e após o tratamento das varizes com laser transdérmico.

Em alguns casos, pode haver vermelhidão temporária, alteração da pigmentação e formação de crostas. Quando ocorrem, estes sinais costumam desaparecer após a primeira semana.

Dr. Luís Fernando Bastos

Dr. Luís Fernando de Carvalho Bastos

Cirurgião vascular

CRM/DF 11.886

Angiologista DF - Dr Luis Fernando Bastos

Cirurgia Vascular – Agende uma consulta

Faça o seu pré-agendamento com facilidade.

Dr. Luis Fernando Bastos

710/910 Sul, Ed. Via Brasil, Sala 222
Asa Sul, Brasília/DF

(61) 4042-5059

Acompanhe as crônicas do Blog Bem das Pernas

moonwalk - blog bem das pernas
O-passarinho-as-pernas-tortas-e-os-Russos