Problemas de circulação

Como identificar e tratar

problemas de circulação

Dor nas pernas, formigueiro e inchaço não devem ser encarados como normais. Precisam de tratamento e podem ser sinais de má circulação sanguínea, responsável por desencadear complicações como varizes e tromboses.

Causada pela acumulação de gordura nas paredes das artérias, é mais comum em mulheres, especialmente as que estão acima do peso ideal e tomam habitualmente a pílula anticoncepcional.

A situação é agravada pelo frio, já que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias, dificultando a passagem do sangue.

Má circulação – Sintomas

Principais sensações percebidas por pessoas com problemas de circulação:

Dores nas pernas

As varizes são veias dilatadas, que já não conseguem fazer com que o sangue siga das pernas em direção ao coração. Sem conseguir cumprir o trajeto natural, o fluido acaba indo na direção contrária, ou seja, retorna para as pernas e acaba se acumulando dentro da veia, a ponto de a circulação não conseguir mais fluir por ela. Essa interrupção é o que causa a dor nos membros inferiores.

Inchaço

O motivo pelo qual o inchaço ocorre é semelhante ao relacionado à sensação de dor descrito acima. Em problemas de circulação, geralmente existe um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que circula na perna  e a que retorna para o coração. O inchaço surge quando o retorno é menor do que deveria.

Vermelhidão

A vermelhidão identificada na perna é um indicativo da possibilidade de haver um problema vascular. O sintoma é, muitas vezes, confundido como sendo um sinal de erisipela, uma doença grave que afeta a pele.

Sensação de formigamento

Este sinal não é exclusivo de quem tem varizes. Por isso, quando é constante e incômodo, é preciso investigar o que pode o estar causando. É muito comum a sensação de formigamento surgir em quem tem problemas de circulação.

Sensação de queimação

Parte das condições que afetam a circulação do sangue também causam sensação de queimação nas pessoas afetadas. O sintoma pode ou não surgir em conjunto com os demais. O importante é, sempre, procurar saber por que ele foi provocado e tratá-lo.

Busque um Angiologista

A percepção de qualquer uma delas significa que a saúde precisa de cuidados. Ignorar os sinais, mesmo que seja apenas um deles, pode colocar o bem-estar em cheque e permitir uma evolução pouco promissora da condição, capaz de comprometer o funcionamento do coração e dos pulmões.

Geralmente, são as mudanças no fluxo e na direção da corrente sanguínea os principais motivos para o surgimento dos sintomas relacionados aos problemas de circulação. Essas características se modificam e tornam-se anormais quando as veias têm dificuldades em cumprir suas funções.

O corpo todo sente quando isso acontece, porém, como as pernas são os membros em que esses danos mais aparecem, é nelas que concentram-se praticamente todas as sensações provocadas pela existência de problemas de circulação.

Angiologista DF – Dr. Luis Fernando Bastos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *