Por que fazer o tratamento de Varizes?

Por que fazer o tratamento de Varizes

Os problemas circulatórios mais comuns

O sistema circulatório corporal é responsável por enviar sangue, oxigênio e nutrientes para todo o seu corpo. Assim que o fluxo sanguíneo vai para uma parte específica do corpo, é e reduzido, você pode experimentar os sintomas da má circulação. A má circulação é mais comum nas extremidades, como nas suas pernas e braços.

A má circulação não é uma condição em si. Pelo contrário, é um resultado de outros problemas de saúde.  Sendo assim, é importante tratar as causas subjacentes, ao invés dos sintomas. Muitas condições podem levar à má circulação.  As causas mais comuns incluem obesidade, diabetes, problemas arteriais e cardíacos.

As varizes podem ser uma das causas da má circulação, além de causarem outros mudanças estéticas.

As varizes

Varizes são dilatações de veias superficiais dos membros inferiores que alteram o fluxo e direção da corrente sanguínea, podendo levar a formação de fibrose do tecido celular subcutâneo, úlceras (feridas) e a predisposição de trombose (entupimento de veias superficiais e profundas). Já os vasinhos são pequenas vênulas dilatadas, vermelhas que aparecem nas pernas e outras regiões do corpo. Os fatores predisponentes são hereditários (familiares com varizes), mas potencializados com a obesidade, o sedentarismo, permanecer muito tempo em pé ou sentado, fazer força excessiva (carregadores), gravidez e o uso de hormônios femininos, incluindo os anovulatórios.

Por que tratar as Varizes

Varizes não são doença, mas quando não tratadas podem se tornar um fator complicador. Entre as causas estão a genética (ou seja, pode ser hereditária) e os hormônios femininos, principalmente em decorrência dos ciclos menstruais e da gestação. O aumento de peso e o sedentarismo também são fatores. A flacidez muscular das panturrilhas facilita o aparecimento.

As mulheres que usam saltos e as pessoas que têm defeitos ortopédicos, como o ”pé chato”, também são mais propensos a terem varizes. Isso porque tanto um quanto o outro impedem que os pés façam o movimento necessário para o retorno do sangue.

Dor, cansaço, peso e edema são sinais das varizes. Além desses, as varicoses (telangiectasias) também são indicativos do problema. Tão logo algum desses sinais seja percebido, é hora de procurar o médico. Quando não tratadas, as varizes podem inflamar, virar flebite, podendo evoluir para tromboflebite, trombose venosa e até uma embolia pulmonar.

Por isso, se possui sintomas, consulte o quanto antes o seu médico angiologista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *