Cirurgia de varizes – Recuperação

Cirurgia de varizes recuperação

O pós operatório da cirurgia de varizes depende do tipo de cirurgia e, por isso, deve ser sempre indicada pelo médico em cada caso. No entanto, existem alguns cuidados que são comuns a vários tipos de cirurgia, como:

  • Evitar fazer esforços, como subir ou descer escadas, nos 2 a 7 dias;
  • Manter alguma atividade física, fazendo pequenas caminhadas em casa;
  • Deitar com os pés mais elevados que o quadril, para permitir a drenagem;

O tempo de recuperação da cirurgia vascular é uma questão muito abordada pelos pacientes que não desejam parar a sua vida cotidiana. Por isso, embora gostemos de momentos de descanso, o período inativo acaba causando desconforto e, às vezes, até caracterizando um motivo para o adiamento em realizar algum tratamento de saúde. No entanto, é importante que estejamos saudáveis para que o nosso tempo também seja otimizado, já que de nada adianta ter tempo e a saúde encontrar-se debilitada.

Possíveis complicações da cirurgia de varizes

As complicações que uma cirurgia de varizes pode trazer incluem:

  • Infecção das veias;
  • Hemorragia;
  • Hematoma nas pernas;
  • Dor nas pernas;
  • Lesão dos nervos da perna.

Qual o período médio de recuperação da cirurgia vascular?

Existem diversos tipos de cirurgias vasculares. No entanto, de maneira geral, o período de cuidados extensivos após a realização de uma cirurgia vascular é relativamente curto. Assim, considera-se somente algumas orientações médicas sendo necessárias para a plena recuperação do paciente. Além disso, outras recomendações serão importantes de serem adotadas à longo prazo, a fim de melhorar os resultados e evitar complicações.

É fundamental conversar com o cirurgião vascular para saber exatamente o período necessário para que o paciente receba a liberação médica a fim de realizar suas atividades moderadas. Assim, essa indicação do pós-operatório está diretamente relacionada ao tipo de cirurgia realizada e a consequente condição de saúde do paciente que exigiu a intervenção cirúrgica.

Ou seja, esse período poderá variar de caso para caso. Dessa forma, para pacientes que trataram casos mais graves de varizes, o cirurgião vascular poderá solicitar o afastamento das atividades profissionais e de lazer por até 15 dias.

Cuidados gerais para a recuperação de uma cirurgia vascular

É importante lembrar que cada caso exigirá recomendações específicas do especialista. No entanto, as recomendações sobre os cuidados necessários após uma cirurgia vascular, de uma maneira geral, podem ser explicadas como:

  • o uso de meias elásticas durante o dia, pelo período indicado pelo cirurgião vascular, logo que voltar a andar. O ideal é que pacientes com varizes adquiram o hábito de vestir as meias diariamente, ainda mais se precisam permanecer muito tempo em pé ou sentados por algum motivo específico;
  • no período de recuperação da cirurgia vascular é necessário cuidado com a exposição ao sol. Expor a pele à incidência dos raios UVA e UVB só é permitido depois que as manchas roxas desaparecerem. Esse processo leva cerca de 20 a 40 dias para acontecer;
  • é importante evitar o levantamento de peso excessivo, no primeiro mês. Da mesma forma, atividades físicas mais intensas só serão liberadas após confirmação do profissional;
  • outra questão à qual é necessária ter atenção é referente aos tratamentos estéticos como depilação, massagem relaxante, drenagem linfática, entre outros.  Esses procedimentos só podem ser feitos depois de um determinado período pós-cirúrgico. O tempo dependerá do porte da cirurgia à qual o paciente se submeteu, por isso, antes de realizá-los, deve-se questionar ao médico se já é possível fazê-los.
como é a recuperação de cirurgia vascular - varizes

Além disso, quando a cirurgia implica um corte na pele, é importante ir regularmente ao hospital para fazer o curativo com um enfermeiro.

Após a primeira semana de recuperação é possível iniciar pequenos passeios fora de casa, podendo-se retomar as atividades de rotina por volta das 2 semanas. Porém deve-se evitar levantar pesos e expôr as pernas ao sol nos primeiros 2 meses.

Outras atividades, como a academia ou corridas, devem ser iniciadas aos poucos e depois do 1º mês de recuperação, sob a orientação e supervisão do cirurgião vascular.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *